.mais sobre mim

.livro de reclamações

mail: dragao.azull@sapo.pt msn: dragao.azull@hotmail.com hi5: dragaoazull.hi5.com

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FIM

. Santamaria - "Castelos na...

. Angel

. modern talking--you're my...

. Milénio - Meu Universo és...

. A BOLA VAI ROLAR...

. BLOGS.... POLITICA.... SA...

. Macy Gray - I Try

. bailar pegados

. Ser corno ou não ser...

.arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.apito encarnado

[CoNtRa dOSsiEr], o apito Bermelho

.sic

.visitante

www.e-referrer.com
blogs SAPO

.subscrever feeds

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2007

CIDADE DO PORTO

O Porto é um município de 41,66 km2 de área onde residem 233.465 habitantes (censo de 2001). É o centro de uma grande área metropolitana com 1,9 milhões de habitantes, contando com os municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano contínuo.

O Porto é o centro da zona urbana mais populosa de Portugal e nona maior na Europa, onde residem 3,3 milhões de pessoas numa área de apenas 3600 km2, com uma densidade populacional superior a 750 hab/km2. O Porto é uma cidade próspera e conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta.

 

 

 

 

Porto, Cidade do Futuro

O Porto é actualmente um próspero centro urbano, "palco" de inúmeros investimentos nacionais e internacionais. Dos projectos recentes pode citar-se o novo terminal de aeroporto, considerado por diversas entidades internacionais como o melhor da Europa, o Metro do Porto, cujo projecto prevê quase 100 km de linha e 100 estações, transformando-se numa das maiores redes de metropolitano ligeiro do mundo. A Casa da Música é também um dos grandes projectos desta época, sendo por si só um marco internacionalmente conhecido pela sua arquitectura arrojada e moderna. Destaca-se também o Estádio do Dragão, casa de um dos mais importantes clubes do Mundo, o Futebol Clube do Porto. O estádio já esteve diversas vezes em revistas internacionais de arquitectura, onde fora fortemente elogiado. Outro ponto onde o Porto tem crescido notavelmente é no turismo e na oferta cultural. A nível cultural a cidade conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, passando por teatros, exposições ou mesmo festas com disc-jockeys famosos numa das várias discotecas da cidade.´Ao virar do século, a evolução na cidade sofreu uma explosão repentina sendo hoje uma cidade rica em transportes públicos, rede viária, saúde, cultura, turismo, entre outros factores fundamentais para a prosperidade de qualquer cidade que se auto-denomina como metrópole Europeia. Outros pontos de destaque são o aumento do Porto de Leixões, que duplicará a possibilidade de carga, e trará vários cruzeiros de luxo ao Porto, ou mesmo os estudos científicos realizados na cidade que já deram cartas na história da Ciência Mundial. Por último, é de referir 2 grandes projectos de reconversão urbana. O primeiro visa a reabilitação total das casas degradadas do centro histórico, num mega-projecto avaliado em 3 mil milhões de euros, o segundo consiste na melhoria da qualidade das águas das praias do Porto, com o objectivo de catalogar todas as suas praias com Bandeira Azul. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, o seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO, pelo seu famoso clube de futebol e pela sua vida nocturna vibrante.

 

Gastronomia

Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade são as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses, e que pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal. A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, e consiste numa sanduíche recheada com várias carnes e coberta com queijo e um molho especial (molho de francesinha).O célebre caldo verde, é também um prato portuense. A bebida que tem o nome da cidade é o vinho do Porto, é produzido na região vitivinícola do Alto Douro (a mais antiga região demarcada do mundo). O vinho do Porto é exportado internacionalmente a partir das caves que se situam na margem esquerda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia.

 

Desporto

Por influência das famílias inglesas que exploravam o negócio do vinho do Porto, as primeiras partidas de futebol em Portugal realizaram-se na cidade do Porto.

O Porto conta com grandes clubes desportivos, sendo os principais o Futebol Clube do Porto e o Boavista Futebol Clube. Existem ainda numerosos clubes de menor dimensão, mas com função social de grande relevo.

A nível individual, a personalidade desportiva mais famosa natural da cidade Porto é a atleta Rosa Mota, vencedora da medalha de ouro da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul e de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

 

 

Fonte  Wikipédia

sinto-me:
publicado por Dragão Azul às 11:43

link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Cris a 30 de Agosto de 2007 às 11:35
Bem... tenho andado a leste do paraíso. Mas pelo que vejo, tu estás um must!!! Biba o Puartu carago!!!!! Li os posts e apercebo-me que, para além de uma óptima descrição de uma cidade incomparável, andam a perseguir o norte.... Eu como sempre ando na lua. Mas sabes, tenho a sensação de que, por muito fdp que sejam connosco, o que vem de baixo não nos afecta, pelo que, Porto será sempre Porto e norte será sempre norte... com ou sem bairrismo, mas sempre com espírito de luta, sacrifício, trabalho árduo e noção de grupo e de família, que não vejo noutros lugares.
Cada vez balanço mais entre ficar aqui por baixo e voltar às minhas raízes.... isso é facto!


bem hajas pela tua homenagem ao norte


boa quinta
De Dragão Azul a 30 de Agosto de 2007 às 21:36
Li um comentario ne net não sei onde que Lisboa é do mundo e o Porto é dos portuenses e é bem verdade por isso dou-te razão quando dizes...

"mas sempre com espírito de luta, sacrifício, trabalho árduo e noção de grupo e de família, que não vejo noutros lugares."

.... o mundo é de todos e não é de ninguém, o Porto é dos portuenses e o norte anda a reboque do Distrito do Porto... guerras de interesses que começam na cidade do Porto e acavam na capital.
Boa Quinta.

Comentar post

.links

.nota

As fotografias, alguns textos e vídeos visualizados neste página são provenientes de várias fontes: jornais; sítios oficiais e não oficias; órgãos de comunicação social e bases fotográficas estrangeiras; e motores de busca (Google). Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.