.mais sobre mim

.livro de reclamações

mail: dragao.azull@sapo.pt msn: dragao.azull@hotmail.com hi5: dragaoazull.hi5.com

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. FIM

. Santamaria - "Castelos na...

. Angel

. modern talking--you're my...

. Milénio - Meu Universo és...

. A BOLA VAI ROLAR...

. BLOGS.... POLITICA.... SA...

. Macy Gray - I Try

. bailar pegados

. Ser corno ou não ser...

.arquivo

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

.apito encarnado

[CoNtRa dOSsiEr], o apito Bermelho

.sic

.visitante

www.e-referrer.com
blogs SAPO

.subscrever feeds

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Blog - GERAÇÃO RASCA

 

O gERAÇÃO rASCA é um blogue temático, de um individuo relacionado com essa que já foi uma mal afamada Geração.

Se me perguntarem o porque do blogue, a resposta andará a volta de um encolher de ombros, num típico «porque sim».
Este é um espaço de afirmação, num estilo que mais do que meu, considero que é representativo do estilo de parte da juventude de uma geração, mas que se perdeu, e que agora chegada a casa dos trinta, essas gentes começam a abrir os olhos para a parvoíce e hipocrisia sobretudo de quem os governa, e que não conseguindo virar as costas ao país que amam, usam a arma que os pais lhes conquistaram, e chamaram de Liberdade.

A blogosfera também é uma das conquistas de Abril, e como tal encaro e uso com normalidade esta nova forma de expressão que cresce e começa a impor respeito à vários sectores da sociedade de dia para dia. 

 

 

 

 

 

 

 

1-Quando começou a tua aventura na blogosfera e qual foi o objectivo se é que ouve algum? Qual foi o teu 1º blog?

 

Iniciei-me Outubro de 2007, está a fazer um ano.

Já desde algum tempo que o fenómeno "blogosfera" me suscitava algum interesse, visitava alguns blogues, ainda que ocasionalmente. Certo dia, ao me preparar para sair do trabalho, fui ver as noticias do dia na imprensa online, um hábito antigo, e não sei já precisar quais eram os assuntos na ordem do dia, o que não me esquece é que enquanto desligava o computador e refletia no País que temos, os esforços que se nos exigiam, e a cepa torta da qual não saímos, de ter pensado: "Porra pá! Do que este país precisava, era de uma geração mais "espevitada". O que é feito daquela juventude que questionava, que debatia, que incomodava?
Levantei o cu da cadeira, fui para casa e publiquei o meu primeiro  post   , no gERAÇÃO rASCA. Vale o que vale, mas senti-me um pouco melhor comigo mesmo.

 

 

2-Como defines a Geração que foi apelidada de Rasca? É uma geração rasca ou à rasca?

 

Infelizmente, hoje é mais «à» rasca do que rasca. Não comungo nem me revejo em actos de libertinagem ou extremistas, nem pouco mais ou menos, mas revejo-me muito numa juventude activa, interveniente, e infelizmente, inconformada. Foi por aqui, por estas caracteristicas que surgiram os protestos que levou ao "famoso"  titulo de  "Geração Rasca", deu jeito a classe politica, e não só, abordarem a questão dessa forma.

É lógico que aquele "sangue na guelra" de outros tempos, se iria desanuviar. a Geração entraria no mercado de trabalho, e as responsabilidades quotidianas, casa, filhos, trabalho, teriam de nos amansar. De qualquer maneira penso que os valores que nos transmitiram continuam cá. E por isso penso que fomos uma Geração com atitude, e que mal ou bem, a soubemos demonstrar. Naquela altura, lutava-se por ideais, a juventude estava viva. Eramos picados? reagíamos! No fundo demonstramos a classe politica que nos quis subverter, que tínhamos uma palavra a dizer.
Hoje, acho graça que não raras vezes encontro o termo "Geração Rasca" escrito assim, com letras maiúsculas, porque granjeamos-lhes respeito. Tenho pena, não obstante excessos que acabaram por se cometer, que esteja algo perdido estas características desta Geração. E preocupa-me inclusive a próxima geração frouxa, que agora estamos a gerar. Sem querer assumir ares de "paternalismos" penso que é assim que, como sociedade, estamos a ficar...

 

 

3-Eras capaz de mostrar o traseiro ao ministro como ousaram fazer?

 

Não! (risos).

 

 

4-Uma coisa que acho fantástica é que com o teu trabalho de imagem e vídeo fazes uma coisa que é mostrar ao mundo Porto de Mós e ao mesmo tempo estas a promover a vila. Como descreves Porto de Mós?

 

É a maravilhosa era do youTube... 

Luís Vaz de Camões apelidou esta terra de "Vila Forte" e este não é de todo um título inocente.

Porto de Mós é um concelho impar em vários aspectos, mas de todos, o mais marcante para mim, é o testemunho desta terra na história de Portugal.

Foi aqui que pernoitaram as tropas de Dom Nuno Álvares Pereira na vépera, foi aqui neste castelo, que se ultimou e também discutiu a estratégia, e foi aqui que se travou a fatídica Batalha de Aljubarrota que definitivamente nós afirmou como Portugueses.

Honra-me enquanto Portomosense que no próximo dia 12 de Outubro será inaugurado neste concelho - o em breve conhecido portas fora - designado por CIBA - Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota um local que seguramente qualquer Português  deveria um dia que fosse na sua vida, conhecer. Garantidamente um expoente máximo sobre o assunto que vai surgir em Porto de Mós e  Portugal.

Actualmente, Porto de Mós é uma vila sossegada, uma vila e um concelho com "estórias" que me encantam.

Para mim que não não nasci cá, mas sinto-me enraizado cá,  trata-se de o melhor sítio que conheço para viver. Quando me ausento da vila por alguns dias, ao regressar, entrar na Vila e bater com os olhos na beleza e explendor do seu castelo... é o mais belo dos cartões de visita, uma forte mensagem de boas vindas que se pode receber. Transmite a calma e a força de espirito próprios de quem sabe que aquela é a sua casa.

 

 

5-Se eu quiser ir a Porto de Mós, o que me aconselhas a visitar?

 

O Castelo Medieval de estilo palaciano, é obrigatório. De um género  único no País e Europa. Mas este é apenas o ponto de partida.

Do CIBA penso que não preciso de acrescentar mais nada. A quem vier a faltar conhecer, certamente estará no mínimo a perder...

As grutas de Mira de Aire, as de Santo António, as de Alvados, A descoberta do Parque Natural das serras de Aire e Candeeiros. O fenómeno geológico nas entranhas da serra que é a "Fornea", também conhecida pela "Cova da Velha" As aldeias e tradições serranas, são tudo experiencias muito ricas.

E depois este é um ponto central de uma vasta zona de turismo, Leiria-Fátima. Tens paredes meias com o concelho, o Santuário de Fátima, o Mosteiro da Batalha, o de Alcobaça, a bela praia da Nazaré, enfim, motivos não faltam para visitar.

 

 

6-Em terra de mouros, não deve de ser nada fácil ser Dragão?

 

Já foi mais. Nos dias que correm penso que já não é assim tão "complicado" ou impopular ser-se Dragão.

Sobretudo desde os feitos Europeus de 2003 e 2004 que as grandes massas adeptas do futebol de outras cores se renderam a supremacia Azul e Branca.

Continuamos a ser poucos, mas sinceramente penso que gostamos de ser assim, a minoria. É um gozo especial erguer os braços e festejar um golo, assim, muitas vezes sozinho, numa sala repleta de outros adeptos. Curiosamente deixa de ser raro encontar juventude por estes lados assumidamente Dragões.

 

 

7-Se um dia fosses transmitir um jogo de futebol entre F. C. porto e Benfica eras imparcial ou mostravas o lado negro dos vermelhos e o lado bom dos Dragões?

 

Não deixando de concordar que a imprensa desportiva, sobretudo a escrita, anda a reboque de quem mais lhe interessa - e eu até aceitaria isso por lícito desde que o assumissem sem hipocrisias - Penso que no trabalho especifico da transmissão de jogos é diferente. E refiro-me ao lado técnico da imagem, porque quem relata e comenta os jogos não raramente tem dificuldade em ser imparcial e por o coração de lado. Para os técnicos de Imagem, e os realizadores dos jogos, inclusive, é diferente pelo simples facto que ao contrario dos comentadores ou jornalistas, não lhes cabe opinar. Pura e simplesmente cabe-lhes transmitir algo que esta a decorrer em campo, e genericamente considero o trabalho bem feito. Pode haver repetições duvidosas para o público que se interpretem de pouco inocentes, mas o tempo de essas repetições ocorrerem são condicionadas por vários factores, técnicos, e do próprio timming do jogo.

Profissionalmente, já fiz trabalho de câmara quer com o FC Porto em campo, bem como com o Benfica. A minha postura e dos meus colegas é neste particular indiferente as camisolas. Até porque como digo, não temos margem para opinar, apenas para mostrar.

Agora se me perguntarem sobre esse novo advento que surge que é o de canais temáticos dos próprios clubes, como o recente caso do canal Benfica, e a possibilidade de serem eles próprios a emitirem os jogos da sua equipa em directo, como já sucede com este e outros clubes (e isto ainda irá dar muita, muita discussão)..... então aí temos contas de outro rosário... se há coisa que não devem sentir obrigação é o dever de isenção pública, pois taís canais destinam-se a apenas um determinado público, o deles, e a tendencia de qualquer canal é em transmitir e vender imagem ao gosto do freguês. Portanto importa questionar à quem estará o cargo de captar realizar e difundir os jogos, as emissões em directo. Nisto e em minha opinião, e a bem da famosa "verdade desportiva" nunca pode estar ao cargo de um clube de futebol, e tendo o direito de exibir em primeira instância os jogos (o que é uma coisa distinta), aí sim é que se dá aso para uma maior e verdadeira corrupção desportiva, e a falta de isenção a disparar. Vamos dar tempo ao tempo, mas que isto se deve ter que regular muito bem, deve.

 

  

8-Como surgiu o convite para fazeres parte do Blog Bibó Porto, Carago?

 

Foi para mim inesperado.
Aquando do jogo de consagração do segundo Tricampeonato do Porto, este ano, editei um video-tributo  com as imagens do jogo  com vista em publica-lo no gERAÇÃO rASCA, e contactei o webmaster do Bibó Porto Carago para dar-lhe a informação do link you tube do mesmo, pois estava a pedir videos e imagens aos visitantes, pelas comemorações do tricampeonato para serem lá exibidas. O administrador do Bibó Porto, pelo que me foi dado a conhecer mais recentemente, diz ter apreciado o meu "estilo de escrita" e como a equipa do Bibó Porto estava em fase de "contratações" para o início de uma nova época, surgiu o convite que muito me admirou mas sobretudo alegrou.
Aquele é um blogue de referencia Portista, pelo que a oportunidade de defender o Clube naquele espaço é não só uma responsabilidade bem como uma honra acrescida.

 

9-Como é que descobriste o Blog do Dragão Azul?

 

O Blogue do Dragão azul foi por causa deste post : http://blogdodragaoazul.blogs.sapo.pt/59019.html

Fazia uma pesquisa no google sobre a Geração e deparei-me com essa informação. Depois, ao contrario do que pode parecer a primeira vista pelo nome, verifiquei que não era um blog com "clubite dominante" mas antes que se debruçava bastante sobre assuntos de cidadania. Passei a ser visitante regular.

 

 

10-Em poucas palavras define....

 

Socrates- Mais que determinado, obstinado. começa a preocupar...

 

F. C. Porto- Trabalho, rigor, magia, honra, glória, determinação, vencer.

 

Justiça- Tarda mas não falha. Confio.

 

Couto dos Santos- Fantoche

 

Propinas- Chulice, porque não são devidamente aplicadas

 

Manuela Ferreira Leite- Sinal de esperança, abnegada, com espirito de Estado e missão, Dama de Ferro.

 

Vicente Jorge Silva- Palhaço, tinha a mania...

 

Filhos da Liberdade- Filhos de Abril, Geração Rasca

 

Ensino em Portugal- Péssimo, péssimo, péssimo.

 

MrCosmos- O lado Ciber-nauta deste cidadão.

 

 

 

http://geracaorasca.blogs.sapo.pt/

 

publicado por Dragão Azul às 09:00

link do post | comentar | favorito
|
15 comentários:
De MrCosmos a 8 de Outubro de 2008 às 11:06
O melhor desta entrevista, é a última imagem, muito propositada... foi aí que me larguei a rir. Bons velhos tempos... sempre a rasca.

Bom sucesso neste teu renovado projecto.
Um Sentido Triabraço Para ti, Dragão!

De Cláudia Oliveira a 8 de Outubro de 2008 às 11:59
Já li e já aqui estou.
O blgo tem ar de menino. Um azul bébé?!
Quanto à ideia sim senhora mas tudo o que seja relacionado com o Porto não tenho interesse.
O MrCosmos é um espectaculo. Gosto dele e do blgo dele.
De MrCosmos a 8 de Outubro de 2008 às 12:14
Ená, ená! Ganda elogio
De Pedro Oliveira a 8 de Outubro de 2008 às 13:52
Pois eu conheci este meu "conterrâneo" através do seu blog, já nem sei bem como,possivelmente através de um comentário dele no "vila forte".fiz questão de o querer conhecer pessoalmente e todos os santos dias vou ao seu "geração rasca", nem que seja na hora do almoço, no intervalo de uma auditoria como é o caso.
Do que conheço do Paulo, destaco a sua capacidade em ajudar o próximo.
Boa entrevista,meu caro amigo e retribuo os teu abraço amaricado de hoje cheio de significado,pois também me sinto envolvido na solução musical para a tua Daniela.
De Rafeiro Perfumado a 9 de Outubro de 2008 às 17:42
Conheço um blog Geração Rasca mas no blogspot, e mais antigo. Mas tenho de ir fazer uma visitinha a este...

Abraço!
De MrCosmos a 9 de Outubro de 2008 às 20:44
Parece-me bem, parece-me bem!
Sim o do Blogspot também aprecio, é um blogue com varios gERAS, um blogue em sociedade. vale a pena ver.

Cumptos!
De Prognosticos a 26 de Janeiro de 2010 às 15:01
Grande porrrrrrrrrrto!!!!
De bLuE bOy a 9 de Outubro de 2008 às 18:08
Parabéns... e mai'nada, ora que carago!

TRIaBrAçO,
De MrCosmos a 9 de Outubro de 2008 às 20:46
Um comment do bLuE bOy, coisa rara! Obrigado!
De gataverde a 9 de Outubro de 2008 às 23:02
Bou lá ber...

bexos
De gataverde a 9 de Outubro de 2008 às 23:05
Já vi...é giro sim senhor!!!

beijocas
De MrCosmos a 10 de Outubro de 2008 às 10:23
Ahmm! Então vieste daqui!!!
Brigado pela visita!
Bj* do Mr!
De carla granja a 14 de Outubro de 2008 às 12:00
Muito bom e muito giro :)
cá espero por ti
(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)
« Beijinhos!!! »
(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)
¸.•´ e boa semana
( `•.¸
`•.¸ )
¸.•)´
(.•´
`*.
*´¨)
¸.carla granja•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * * **
De MrCosmos a 16 de Outubro de 2008 às 20:50
Obrigado pela parte que me toca, Carla Granja!
Entretanto, Bom fim de semana a todos!
De Cris a 13 de Novembro de 2008 às 23:08
Uffffffffffffff! Tá dif´cil chegar a tempo, poça. Atão é assim, primeiros Mr. Cosmos, pleasure to meet you ;);
vou espreitar o teu canto, mas já nem prometo quando pk isto anda em estado de sítio por cá... ;)

Dragão, hombre, num podes libertar aki a messinha de preencher sempre os rectangulos de lá de cima???? Tem brog nu çapo? Na tem? ai a nha bida... carago pah! Vem uma moça cansada de andar atrás de gatos malvados e inda tem de se sintonizar e pensar de onde vem e para onde vai... balha-me nossa Senhora da Agrela.

Mr. Cosmos, no hard feelings, ok? Tou mesmo desvairada hoje.

Beijocas larocas e biba o Puartu!!!!

Comentar post

.links

.nota

As fotografias, alguns textos e vídeos visualizados neste página são provenientes de várias fontes: jornais; sítios oficiais e não oficias; órgãos de comunicação social e bases fotográficas estrangeiras; e motores de busca (Google). Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo constante neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.